O Troféu Telê Santana 2023 vai premiar os destaques do futebol mineiro na última temporada. A categoria de destaque do interior premiará um clube de fora de Belo Horizonte que mais se destacou na última temporada.
As dez categorias do Troféu Telê Santana estão abertas para votação até o dia 26 de janeiro, às 13h.
Os vencedores são definidos por uma média entre os votos populares, da redação dos Diários Associados e do Conselho de Notáveis – composto por craques do futebol mineiro.
Estão no conselho os ex-jogadores Raul Plassmann, João Leite, Nelinho, Luisinho, Wilson Piazza, Evaldo, Dirceu Lopes, Éder Aleixo, Reinaldo, Paulo Isidoro, Dadá Maravilha, Ronaldo Luiz, Toninho Almeida, Toninho Cerezo, Humberto Ramos, Vantuir Galdino, Nonato, Procópio Cardoso, Euller, Paulo Roberto Prestes, Natal, Lola.
Filho de Telê Santana, o técnico Renê Santana preside o conselho.
Revelação dos ganhadores
Os vencedores serão conhecidos em 2 de fevereiro, a partir das 11h40, na TV Alterosa, em um programa Alterosa Esporte Especial – Edição Telê Santana, apresentado por Leopoldo Siqueira e Isabel Guimarães.
No programa, serão conhecidos a seleção vencedora, o técnico, o jogador revelação e o destaque do interior. Receberão troféus ainda as categorias (destaque especial, destaque estadual, destaque nacional e destaque internacional), indicadas para receber o troféu por critério técnico, não passando pela disputa dos votos.
Quais times disputam a categoria destaques do interior?
Itabirito
O Itabirito Futebol Clube conquistou o título do Módulo II do Campeonato Mineiro em 2023 e conquistou o inédito acesso para a elite do futebol estadual. O clube foi fundado em 2022 e conseguiu o segundo acesso consecutivo em pouco menos de dois anos de existência.
Mamoré
Já o Mamoré conquistou a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, equivalente ao terceiro nível do futebol estadual. O clube de Patos de Minas foi fundado em 1949 e soma 12 participações no Módulo I. A melhor campanha do Sapo na Primeira Divisão do estadual foi o quarto lugar, em 1995.