TROFÉU TELÊ SANTANA

Troféu Telê Santana: indicados a melhor técnico

Honraria é entregue para destaques do esporte mineiro no ano anterior; os vencedores serão anunciados em uma edição especial do Alterosa Esporte
Foto do autor
Compartilhe

O ano de 2025 marca a 24° edição do Trófeu Telê Santana, que elege os melhores jogadores do futebol mineiro na disputa dos campeonatos estaduais, nacionais e continentais na temporada anterior. Gabriel Milito (ex-Atlético), Fernando Diniz (ex-Cruzeiro) e Roger Silva (Atlhetic).

As votações são abertas ao público e ficaram disponíveis até esta sexta-feira (7/2). Clique aqui para votar.

Os vencedores serão anunciados em uma edição especial do Alterosa Esporte no dia 18 de fevereiro, às 11h45, ao vivo na TV Alterosa e no YouTube.

Gabriel Milito

O treinador argentino comandou o Atlético entre março até dezembro de 2024. Na primeira temporada no comando da equipe, o técnico conseguiu conquistar o título do Campeonato Mineiro, levar o time a final da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América.

Porém, o Galo foi derrotado pelo Flamengo por 4 a 1 (agregado) na decisão nacional e foi superado pelo Botafogo por 3 a 1 na final continental.

Além disso, o Atlético teve um mal desempenho no Campeonato Brasileiro. Com isso, após uma sequência de resultados negativos e com o time com risco de ser rebaixado, Milito foi demitido uma rodada antes do final da competição.

Foram 62 jogos o treinador no comando da equipe, com 23 vitórias, 20 empates, 19 derrotas, 85 gols feitos, 77 sofridos, um título e dois vice-campeonatos.

Fernando Diniz

Fernando Diniz assumiu o cargo de treinador do Cruzeiro em setembro de 2024. No ano passado, o técnico não conseguiu garantir uma vaga para a Copa Libertadores da América via Campeonato Brasileiro e foi derrotado por 3 a 1 pelo Racing na final da Copa Sul-Americana.

Ainda na última temporada, ele não conseguiu bons resultados e sua demissão era tratada com certa por grande parte da imprensa em dezembro. Porém, a diretoria da Raposa optou por mantê-lo na função.

Em 2025, com início ruim de temporada e muitas críticas, o treinador foi demitido pelo clube celeste em janeiro.

Diniz comandou o Cruzeiro em 20 jogos. Foram quatro vitórias, nove empates e sete derrotas nesse período – com 35% de aproveitamento.

Roger Silva

Roger Silva é o único indicado ao prêmio que ainda está empregado. O técnico retornou ao Atlhetic em março de 2024. Ele já havia comandado a equipe em 2023 e 2022.

Na última temporada, o Esquadrão chegou a final da Série C do Campeonato Brasileiro. O time foi superado pelo Volta Redonda por 3 a 0 (agregado). Mesmo com a derrota, o time de São João del Rei conseguiu o acesso inédito para a Série B de 2025.

Em dezembro de 2024, Roger chegou a anunciar que não comandaria o Atlhetic neste ano. Porém, o clube anunciou que chegou a um acordo com o técnico e que ele continuaria no cargo.

Na temporada anterior, foram 32 partidas, com 17 vitórias, sete empates e oito derrotas.

Votação no Troféu Telê Santana

Os vencedores são definidos por média entre os votos populares, da redação dos Diários Associados e do Conselho de Notáveis – composto por craques do futebol mineiro.

Estão no conselho os ex-jogadores Raul Plassmann, João Leite, Nelinho, Luisinho, Wilson Piazza, Evaldo, Dirceu Lopes, Éder Aleixo, Reinaldo, Paulo Isidoro, Dadá Maravilha, Ronaldo Luiz, Toninho Almeida, Toninho Cerezo, Humberto Ramos, Vantuir Galdino, Nonato, Procópio Cardoso, Euller, Paulo Roberto Prestes, Natal, Lola.

Filho de Telê Santana, o técnico Renê Santana preside o conselho.

Compartilhe