Troféu Telê Santana
Com o objetivo de premiar os melhores jogadores e melhor técnico do futebol mineiro, escolhidos democraticamente pelos telespectadores do programa Alterosa Esporte, nascia no dia 18 de fevereiro de 2002, no Teatro Alterosa, em Belo Horizonte o Troféu Telê Santana.
A premiação é uma homenagem ao Mestre Telê Santana, um dos mais importantes treinadores e jogadores do futebol brasileiro. Mineiro de coração e nascimento.
Os ganhadores do troféu Telê Santana são eleitos a partir dos importantes votos da crônica esportiva dos Diários Associados (veículos TV Alterosa, No Ataque, Portal UAI, Estado de Minas e Aqui) e do Conselho de Notáveis composto por craques que fizeram história e elevaram o nome de Minas no cenário esportivo do Brasil e do mundo, que é presidido pelo técnico Renê Santana, representando o pai Telê. O Conselho de Notáveis é composto por Cerezo, Dadá Maravilha, Dirceu Lopes, Éder Aleixo, Evaldo Cruz, Humberto Ramos, João Leite, Reinaldo, Luisinho, Nelinho, Paulo Isidoro, Paulo Roberto Prestes, Procópio Cardoso, Lola, Nonato, Raul Plassmann, Wilson Piazza, Evaldo, Ronaldo Luís, Toninho Almeida, Vantuir Galdino, Euller, Natal e Renê Santana, filho do Telê Santana. Na internet, os milhares de telespectadores do programa Alterosa Esporte participam votando no canal especial noataque.com.br/telesantana.
São premiadas cerca de 13 categorias, entre os melhores jogadores eleitos em cada posição, o craque revelação, o melhor técnico, o craque do ano, além dos destaques nacional e especial;
Não se restringindo apenas ao futebol, o Troféu Telê Santana premia também atletas mineiros de outras modalidades esportivas que foram destaque no cenário nacional e internacional.